sexta-feira, setembro 15, 2006

Corcubiom em galego-português

Corcubiom é um pequeno concelho galego com pouco menos de dois mil habitantes, pertencente à comarca de Finisterra e à província de Corunha. A sua reduzida dimensão - geográfica e demográfica - é mais que compensada, no entanto, com o enorme valor de uma recente iniciativa das autoridades locais. Graças à vontade dos responsáveis municipais e à colaboração da AGAL, Associaçom Galega da Língua, a página oficial da autarquia conta desde o passado dia 13 com uma versão em galego-português, paralelamente a outra em galego de normativa oficial e castelhanizada.

É o primeiro concelho da Galiza a levar a cabo uma iniciativa desta natureza e está de parabéns por isso! E como uma boa surpresa nunca vem só, na secção da página que agrupa informação a respeito da grastronomia, música, artesanato e património locais, encontra-se também informação a respeito da língua galega que prima pela completa orientação reintegracionista, adequadamente acompanhada de duas citações de Afonso Castelão (ver aqui). O texto vale a pena ser citado na íntegra:

A sociedade na que vivemos tem mudado muito desde que o galego passou de idioma proscrito ao actual estado de cooficialidade. Neste processo de mudança das sociedades industriais às do conhecimento, o Concelho de Corcubiom quer fazer propostas construtivas para lhe dar ao nosso idioma a dignidade e difusom que precisa.

Por isso somos o primeiro concelho da Galiza que tem web em galego-português. Estimamos que o idioma comum de Rosalia de Castro e de Camões é o melhor meio para nos comunicar entre nós e com os mais de 223 milhons de falantes de galego-português espalhados por quatro continentes.

A realidade é teimosa. Hoje, os que pretendêrom manter arredada do seu ámbito natural a nossa língua, vem como a lógica esmagadora da Internet está a se impor abrindo o nosso idioma a um mundo de possibilidades. Nós, continuadores da melhor tradiçom galeguista, apostamos por reintegrar a nossa língua no ámbito que lhe é próprio: a Lusofonia (ou Galegofonia, para alguns autores galegos e nom galegos).


Muitos parabéns ao Concelho de Corcubiom e à AGAL. Que esta seja a primeira de muitas mais boas notícias do género, até à completa integração da Galiza no mundo lusófono!

Página Oficial do Concelho de Corcubiom

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais sobre o nosso idioma em:

http://namais.blogspot.com/