segunda-feira, dezembro 11, 2006

Galega do sul

Assim se autodenomina Dulce Pontes, para quem os galegos são também "portugueses do norte". Retórica simpática para as televisões? Talvez. Mas não é por isso que deixa de estar correcto. A independência portuguesa em 1143 foi o concluir de um lento processo de autonomização que converteu os galegos do sul em portucalenses, nascidos de um mesmo núcleo cultural ao ponto de se manter ainda hoje a mesma língua dos dois lados do Minho, variantes distintas que sejam. Nações gémeas, de facto, embora tantas vezes com pouca ou nenhuma consciência disso. E a Galiza é já aqui ao lado.



Já agora, quando falo de Galiza não estou a falar de Espanha no seu conjunto: uma coisa é a nação galega, outra é o Estado espanhol plurinacional e multilingue cuja representação como nação una e indivisível é uma falácia.

Actualização: Dulce Pontes irá actuar no próximo dia 16 no festival Cantos na Maré 2006 - Mulheres na Lusofonia, que terá lugar em Pontevedra na Galiza. O evento tem o apoio da autarquia local, da Junta da Galiza e do Ministério da Cultura português, contando ainda com as actuações de Luanda Cozetti (Brasil), Eneida Marta (Guiné-Bissau), Amélia Muge (Portugal/Moçambique) e Uxía e Ugia Pedreira (Galiza). Mais informações no Portal Galego da Língua.

Sem comentários: