segunda-feira, outubro 02, 2006

Lusofonia reunida em Bragança

Teve hoje início em Bragança o V Colóquio Anual da Lusofonia, evento organizado pelo esforço colectivo de individuos e associações diversas "em prol da defesa e preservação da Língua Portuguesa, independentemente de país, nacionalidade ou credo dos que a falam" e que conta, desde 2003, com o apoio da Câmara Municipal de Bragança. A edição deste ano tem como tema Do Reino da Galiza até aos nossos dias: a língua portuguesa na Galiza e terá a participação de associações reintegracionistas galegas como a Associaçom Galega da Língua ou o Movimento de Defesa da Língua. Presente estará também o autarca local, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança e um representante da Junta da Galiza, num feliz contraste com o passado recente em que o governo autónomo galego recusou participar oficialmente em eventos internacionais da Lusofonia. Depois desta óptima notícia, espera-se que o reintegracionismo esteja assim a entrar lentamente nas instituições oficiais galegas.

Estão inscritos vinte e cinco oradores de universidades galegas, portuguesas, espanholas e ainda de França, Eslovénia, Itália e Brasil para analisar e discutir a Língua Portuguesa nos seus problemas e desafios futuros, havendo ainda actividades paralelas que incluem um concerto de música da Galiza, uma mostra de livros galegos e mirandeses e uma exposição de artesanato local (ver aqui). De salientar ainda este texto intitulado Galiza é uma nação e este outro sobre a origem das palavras galiza e portugal, ambos disponíveis no sítio oficial do colóquio. O evento terminará no próximo dia 4.

Enquanto isso, registe-se também esta entrevista de José Almeida, redactor-chefe do Portal Galego da Língua em Portugal, a uma rádio galega na semana passada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito importante esse encontro lusófono para discutir a situação da Galiza.