quinta-feira, junho 22, 2006

E se fosse cá?

Via Random Precision, soube da existência de um pequeno e interessante momento do Colbert Report. Trata-se de uma entrevista de Stephen Colbert a um congressista americano conservador que apadrinhou uma proposta a favor da colocação dos Dez Mandamentos dentro dos edifícios do Senado e da Casa dos Representantes no Congresso dos Estados Unidos da América. Poucos minutos bastaram para expor a profunda ignorância beata do congressista:



Giro giro seria fazer o mesmo em São Bento com os senhores e senhoras deputados/as portugueses, os tais que, ao contrário da generalidade do país, não têm que apresentar quaisquer provas aquando da justificação das suas faltas. Quão interessante seria descobrir quantos deputados conhecem ou lêem sequer os projectos-lei que votam, quantos apresentaram ideias pelos distritos que os elegeram, quantos cumprem até ao fim o mandato que lhes foi delegado e quantos conhecem minimamente a Constituição da República. Já agora, também não seria má ideia expôr semana ou mensalmente o seu grau de assiduidade e o que fazem os/as deputado/as quando faltam. Afinal, se entre os e as representantes da nação chega-se ao nível de desleixo, indiferença e pobreza intelectual que se pode constatar na televisão e de que por vezes se sabe fora das paredes da Assembleia, ainda não se percebeu porque é que a palavra de deputado faz fé e a do resto do país não. Bem sei que São Bento foi um mosteiro beneditino até 1834, mas daí a concluir-se que todos os que nele trabalham são santos vai um grande salto de ingenuidade.... ou de outra coisa menos simpática...

1 comentário:

Anónimo disse...

A America é única, com seus donuts, seu botox, seu right and wrong, seu god bush america. Esta do congressista acho o máximo. Quanto aos nossos futebolistas de bancada, perdão, deputados, concordo em absoluto com heliocoptero. Mas como passámos aos quartos de final, hoje apetece-me estar só contente.