quinta-feira, junho 08, 2006

Los Deutschland!

Ao rever hoje à hora de almoço as declarações de Mário Machado à saída do tribunal, houve uma coisa que me chamou a atenção. Disse ele que pretendia ir discursar perante uns milhares de pessoas na Alemanha, país onde, ao contrário de Portugal, há liberdade de expressão.

Ora, o dito senhor está certamente equivocado, porque as leis anti-nazis alemãs são bastante restritivas, incluindo limites ao uso e exibição de iconografia nacional-socialista, proibição de venda de albúns de grupos como os Landser, restrições à aquisição ou mesmo proibição da venda de determinados livros e, graças a uma lei aprovada em Março de 2005, o banir de manifestações neo-nazis em locais de importância menmónica a partir do momento em que vítimas ou descendentes de vítimas do regime de Hitler se sintam ofendidas. Isto tudo na Alemanha, o país onde, segundo Mário Machado, existe a liberdade de expressão que falta em Portugal. Aliás, aquilo de que o mesmo senhor se queixou, de que o mandato policial de que foi alvo referia explicitamente a recolha de todo o material de extrema-direita, facilmente poderia estar dentro da lei na Bundesrepublik Deutschland.

Se Mário Machado acha que na Alemanha há mais liberdade de expressão para a retórica neo-nazi, então ele pode sempre pôr a coisa à prova e mudar-se para lá. Seria no mínimo interessante ver um elemento da extrema-direita a pôr-se na pele de um emigrante.

1 comentário:

João Dias disse...

É com gosto que vejo adpotares um estilo mais "interventivo".
Quanto à matéria em si, é natural que o grunho Machado não saiba muito bem como as coisas funcionam na sua "dream land", visto que quem promove a ignorância é muita vezes, e apenas, a própria ignorância personificada.