sexta-feira, maio 11, 2007

Portugalizando

Começou hoje, em Lisboa, a semana da cultura galega, num evento organizado pela Cátedra de Estudos Galegos da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Galegos e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa e ainda pela Direcção Geral de Criação e Difusão Cultural da Conselharia de Cultura e Desporto da Junta Autónoma da Galiza.

O evento, que dá pelo nome de Portugalizando, inclui concertos, cinema, exposições e colóquios e conta com a presença de académicos, artistas e outras figuras públicas que, até dia 19, irão contribuir para uma maior aproximação entre os povos irmãos na História, património e língua que são os portugueses e os galegos. O programa integral pode ser consultado nesta notícia do Portal Galego da Língua, assim como ligações a notícias e outras informações a respeito do evento. Trata-se de uma excelente iniciativa que é certamente de louvar, mais uma da época pós-Fraga, como quem diz que foi preciso sair do governo regional galego um ex-ministro de Franco para quem a Galiza era inquestionavel e integralmente parte de Espanha para ter lugar aquilo que seria apenas normal acontecer: o estreitar de laços entre os irmãos portugueses e galegos.

Que se sigam muitos mais eventos do género até à plena integração da Galiza na lusofonia!

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Se o rei de Leao e Castela nao tem matado o Rei de Galiza e Portugal em Alfaiates,(Sabugal) teriamos hoje um unico pais, no litoral do norte ao sul da peninsula!