sexta-feira, junho 30, 2006

(Sub)Desenvolvimento nacional (ii)

Em entrevista ao programa Negócios da Semana transmitida ontem e hoje na SIC Notícias, ao empresário Henrique Neto foi pedido que comentasse as palavras de Fernando Ruas e a ideia do ambiente ser uma força de bloqueio ao desenvolvimento do país.

Disse ele (e bem!), que o Presidente da Associação Nacional de Municípios não tem autoridade moral para se queixar dos fiscais e de entraves ao progresso, uma vez que as autarquias têm sido as principais responsáveis pela urbanização excessiva e descontrolada do país, com os prejuízos que dai advém para a preservação do património natural e para o próprio turismo. Nas palavras do empresário, "os próprios turistas dizem que lindo país que vocês têm, mas que estragado que está." Ora toma e embrulha! Mais: afirmou ele que qualquer modelo de desenvolvimento moderno tem que levar em conta a protecção do ambiente e que os tais bloqueios estão na burocracia, mas que isso é um problema de toda a máquina do Estado em geral e não de um ministério em particular.

Fica por saber, então, o que concluir das palavras de Basílio Horta, já que Henrique Neto é Vice-Presidente da Agência Portuguesa de Investimento.

Sem comentários: