sábado, outubro 28, 2006

E no entanto ela rola

Em Setembro foi isto: uma adaptação da peça Idomeneu, Rei de Creta foi cancelada por receio das reacções do mundo islâmico, já que numa das cenas o monarca cretense expunha as cabeças cortadas de Cristo, Buda, Posídon e Maomé. A decisão foi contestada e levantou receios de limites à liberdade de expressão artística por via da auto-censura imposta pelo medo. Agora, coisa de um mês depois, a Ópera de Berlim dá o dito pelo não dito. Felizmente!

Idomeneu, Rei de Creta vai mesmo subir ao palco, cabeças rolantes incluidas, isto depois da direcção da sala de espectáculos ter-se reunido com a polícia alemã e esta ter dado garantias de segurança (ver aqui). A liberdade de expressão segue, assim, por diante, sem ter que se reger por preceitos religiosos ou temer ameaças. Ou ser censurada por presuntos gigantes... LOL! Ver este vídeo do Daily Show para perceber a piada ;)

4 comentários:

Anónimo disse...

Opah, mas isso interessa a alguém?
O que importa é que a FEIRA DE DOCES CONVENTUAIS VEM AÍIIIIIIIIIIII!!! :D

Héliocoptero disse...

LOL! E os cartazes oficiais deste ano já andam por aí ;)

Aladdin Sane disse...

... e lá tive de levar o assunto para a palhaçada...

http://mariapernilla.blogspot.com/2006/10/oh-no-comedy-oh-no-comedy_02.html

Al Cardoso disse...

Parece que imperou o bom senco.
Felizmente a Alemanha nao e Portugal, porque aqui ja nos baixamos tanto, que ate parece que somos mussulmanos a rezar virados para Meca.