domingo, dezembro 03, 2006

Animais ao poder

Estranhamente (ou talvez não), o facto foi pouco noticiado em Portugal, mas nas últimas eleições holandesas houve uma pequena e nova força política que ganhou dois lugares no parlamento dos Países Baixos: o Partido para os Animais. E o nome não engana! É mesmo um grupo de defesa dos Direitos dos Animais que, para usar as palavras de alguém, baseia o seu programa político numa premissa que roça uma frase em tempos proferidas por Gandhi: a grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os animais são tratados. Assim sendo, o novo partido pretende, por exemplo, aumentar as penas para os maus tratos, limitar o uso de cobaias e pôr termo ao abate indiscriminado em situações de doença. Uma fantasia liberal só possível na vanguardista Holanda? Nem por isso!

A ideia vai ser importada por um grupo de activistas do Reino Unido, que pretende copiar o exemplo dos seus vizinhos holandeses e levar os Direitos dos Animais até à Casa dos Comuns em Londres. Para já, o novo partido vai apenas disputar as próximas eleições legislativas no País de Gales, em Maio do próximo ano, pretendendo depois alargar as suas actividades de campanha à Escócia e Inglaterra. O seu programa eleitoral inclui o fim do transporte de animais vivos para o continente, o fim da criação de gado intensiva e a proibição total de todo e qualquer tipo de caça. Objectivo? "Criar um mundo melhor para pessoas e animais."

Tudo isto, diz o presidente do novo partido britânico, porque os Direitos dos Animais nunca ascendem ao topo da agenda das actuais forças políticas. Haviam de vir a Portugal para ver a tristeza que é este país de classe política periférica e provinciana, de caça livre que não reconhece propriedade privada e de "nobres" (??????????????) tradições tauromáticas. Quantos anos vamos ter de esperar até ao nascimento do Partido para os Animais português?

3 comentários:

Rita disse...

Porue entretanto já temos vários Partidos *DE* Animais Portugueses ...8-)(era óbvia mas não resisti)

Anónimo disse...

Coisa giríssima! :)
3/5 do meu agregado familiar são bichinhos não-humanos, e são tão parte da família quanto os bichinhos humanos. Porque não hão-de ter uma palavra a dizer no dia-a-dia da casa? ;)

Anónimo disse...

Olá a todos!

Sem dúvida que são óptimas notícias.
Pode ser que se torne contagioso e acabe por chegar cá.

Embora se tenha que mudar mentalidades, não se pense que entre nós e os holandeses existe um fosso assim tão grande. Já vi imagens bem deploráveis, exactamente vindas da Holanda sobre o tratamento dado aos animais transportados vivos para matadouros etc.

É uma questão que vai para além das nacionalidades.

Nós, seres humanos, temos uma extraordinária capacidade para fazer o melhor e, infelizmente o pior...
Há que manter a esperança e não desistir nunca. Os outros animais hão de ser mais respeitados por nós.
Parece que estar no topo da cadeia nos provocou amnésia.
Estarmos no topo não significa que podemos fazer dos outros o que quisermos.
Estar no topo dá-nos a responsabilidade de sermos uma espécie de guardiões, que devem garantir o equilibrio de tudo e de todos.
E mais que qualquer outro, ter a noção da importancia desse equilibrio.
Por tudo isto, é vergonhoso quando não respeitamos as outras formas de vida, principalmente os outros membros do Reino Animal com quem deveríamos sentir mais afinidades. E porquê não se respeita? Por puro desprezo. É tão baixo...

Mas felizmente há muita gente a lutar contra estas bestialidades, (de besta e não de bestial) e, a têndência a pouco e pouco será de "acordar" para as nossas responsabilidades perante quem está abaixo de nós na cadeia.

Até uma próxima ;-)