sábado, abril 14, 2007

Polónia: de autoritarismo em autoritarismo

Seguindo um processo que tem qualquer coisa de passar do oito para o oitenta - que é como quem diz, de um extremo para o outro - a Polónia liberta há poucas décadas do jugo de uma ditadura comunista e militantemente ateia resvala, agora, para um autoritarismo conservador e militantemente católico romano. E não, não estou a exagerar.

Basta recordar um pouco do que se tem passado por terras polacas nestes últmos tempos: limitação dos direitos sociais das mulheres, asfixia financeira de associações de apoio a mães solteiras, perseguição judicial de associações de defesa dos direitos homossexuais, tentativas de eliminar a teoria da evolução de Darwin do sistema de ensino polaco, silenciamento de jornalistas que critiquem abertamente a orientação católica do governo, fim do financiamento a associações de planeamento familiar, perseguição a todos os que tenham cooperado ou trabalhado em orgãos do antigo regime comunista, tentativa de proibição total do aborto, a defesa de teses anti-semiticas, punição por multa dos professores que referirem a homossexualidade nas aulas e expulsão das escolas de quem se assumir como gay. De referir, ainda, que entre a liderança política polaca há quem já tenha sugerido até restaurar a pena de morte para "crimes de imoralidade".

Perante isto, a União Europeia pouco ou nada faz. Limita-se a olhar impávida e serena para a visível degradação dos direitos fundamentais dos cidadãos polacos como se fosse um tema ligeiro. Assim sendo, um grupo de blogueres portugueses decidiu passar à acção e encher a caixa de correio electrónico da embaixada polaca de mensagens de protestos. O texto foi escrito pelo Max do Devaneios Desintéricos - que e reza assim:

Exmo Sr Embaixador da Polónia,

Ciente do árduo percurso do Povo do seu país rumo a uma Democracia expurgada de totalitarismos como os que historicamente se abateram sobre a Polónia, é com genuína inquietação que assisto à implementação de medidas governativas tendentes a instaurar um clima de desrespeito pelos mais basilares Direitos Humanos. As soluções propugnadas pelo executivo de Varsóvia, ao terem como consequência o desrespeito pela liberdade de não prossecução de um dado credo, a perseguição de minorias sexuais e modelos familiares atípicos, assim como as sugestões vindas a público de uma proibição total do aborto ou, por outro lado, a apologia da pena de morte feita por alguns membros do Executivo que representa, traduzem uma divergência inaceitável com os valores que assumimos comuns nesta União Europeia.

Ciente que o Povo polaco, como outrora, saberá levantar-se contra a instauração da intolerância e do desrespeito pela dignidade humana, junto de vós lavro o presente protesto.


De modo e encher a caixa de correio de embaixada até ficar a rebentar pelas costuras, é favor, caros leitores do Coroas, de enviar a mensagem do Max para o seguinte endereço electrónico da embaixada polaca em Lisboa: politica.embpol@mail.telepac.pt

Aguardem novidades da campanha em Maio.

1 comentário:

pedro disse...

Blame it on the evil twins