sexta-feira, maio 25, 2007

Toalhas e lilazes

Os fãs têm destas coisas: não contentes com a leitura ávida das obras dos seus autores preferidos, querem ainda homenageá-los com um dia em particular que seja especial por algum evento na vida real ou na ficção publicada. Hoje, 25 de Maio, comemora-se não um, mas dois autores de língua inglesa.

O primeiro é o já falecido Douglas Adams, escritor e comediante em cuja honra os fãs celebram hoje o Dia da Toalha, numa referência ao seu The Hitchhiker's Guide to the Galaxy. A escolha da data foi mais expontânea do que programada e têm havido tentativas para mudar o dia de homenagem a Adams para 11 de Março (o seu aniversário) ou 11 de Maio (a sua morte). A tradição, no entanto, fala mais alto.

Já no caso de Terry Pratchett, autor da famosa série de livros Discworld, a escolha de 25 de Maio pelos seus fãs para lhe prestarem homenagem tem uma origem completamente diferente. Não está relacionada com nenhum acontecimento da vida real do escritor, mas antes com um evento descrito num dos seus livros. Em Night Watch - a Guarda Nocturna, em jeito de sátira ao quadro de Rembrandt - é referido como a população da cidade de Ankh-Morpork revoltou-se contra o seu sanguinário governante a 25 de Maio, naquela que ficou conhecida como a Gloriosa Revolução e que, mesmo tendo falhado no imediato, abriu caminho a que, mais tarde, um novo e melhor governante emergisse. No mundo de ficção de Discworld, os rebeldes sobreviventes da Revolução encontram-se todos os anos a 25 de Maio no cemitério dos Pequenos Deuses para, com lilazes e um ovo cozido (don't ask!), prestarem honras à memória dos seus camaradas mortos. Algum fã mais convito (e emotivo!) lá terá lançado na internet a ideia de fazer o mesmo e assim é que, no dia de hoje, ávidos leitores de Terry Pratchett comemoram o Glorioso 25 de Maio ou Dia dos Lilazes. O autor não se parece importar e, de qualquer modo, é celebração mesmo só para quem gosta muito, mas mesmo muito da obra dele :p

Sem comentários: