quinta-feira, maio 03, 2007

A votos, old chaps!

É hoje que os súbitos ingleses, escoceses e galeses de Sua Magestade Isabel II vão a votos para eleger os seus representante e governantes locais e regionais. É esperada uma penalização dos trabalhistas, em boa medida devido à guerra no Iraque, enquanto na Escócia as atenções centram-se na disputa entre o partido de Tony Blair e o Partido Nacional Escocês, que anunciou a sua intenção de convocar um referendo sobre a independência escocesa caso ganhe a maioria no parlamento em Edimburgo. De lembrar que, no ano passado, um estudo de opinião registou que, pela primeira vez, o número de escoceses que apoia a separação do Reino Unido tinha ultrapassado a fasquia dos 50%. Convém reler esta entrada do Coroas caso a memória esteja a falhar.

A BBC disponibiliza na sua página uma cobertura completa e em constante actualização do acto eleitoral nas três nações unidas, podendo-se consultar aqui os resultados gerais e aqui os escoceses. As últimas sondagens indicavam que trabalhistas e nacionalistas estavam quase taco a taco nas intenções de voto, por isso aguardemos para saber quão mais próxima ou distante ficará a Escócia da sua autodeterminação.

1 comentário:

bossito disse...

bem que confusão de eleições, os resultados demoram horas a sair e ainda isto: http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/scotland/6622379.stm !?!?

mudando de assunto, acho que vais gostar: http://jn.sapo.pt/2007/05/04/primeiro_plano/latim_e_grego_podem_voltar_curriculo.html