domingo, novembro 05, 2006

Mulher ao poder

Chama-se Katharine Jefferts Schori, tem 52 anos de idade e é natural de Pensacola no Estado da Florida. O que faz dela uma mulher especial é o facto de ter ontem tomado posse como bispo primaz e líder do ramo americano da Igreja Anglicana. Ou seja, ela é doravante o equivalente a um cardeal-patriarca para uma congregação nacional integrada na comunidade mundial anglicana.

A sua eleição em Junho passado por uma unha negra é mais uma acha para a fogueira que ameaça fragmentar a Igreja Anglicana, formada por um conjunto de congregações autónomas de países tão díspares como o Canadá e a Nigéria. Em Março de 2004, para escândalo de muitos, a mesma comunidade americana ordenou como bispo Gene Robinson, sacerdote divorciado e abertamente gay que vive há vários anos com o seu companheiro. Seguiu-se a notícia de que uma diocese canadiana estava a levar a cabo benções formais a casais homossexuais e depois foi a vez do próprio Arcebispo da Cantuária, o líder espiritual máximo da Igreja Anglicana, admitir ter ordenado um homem que ele sabia ser gay (ver aqui). Para as congregações de países onde a misogenia e a homofobia são rainhas e senhoras absolutas, estas notícias não caem nada bem e a ameaça de fragmentação lá vai crescendo, com o ramo nigeriano a liderar a contestação e a começar a ser apresentado como alternativa à Cantuária. É de África, aliás, que tem vindo a maior contestação. Não o tem sido, no entanto, sem contraditório. Aquando da ordenação de Gene Robinson, um líder anglicano sul-africano alertou para o perigo de hipocrisia da parte dos seus colegas nigerianos:

There is a woman waiting to be stoned to death for adultery in Nigeria and yet we are not hearing any fuss from the leadership of the church there about that (Cf.)

Não se conhece a resposta do primaz da Nigéria, mas suspeito que deve ter incluido as palavras pecado, Diabo e abominação graciosamente embrulhadas num tom irado de condenação, como convém a qualquer religioso retrógado dentro da última moda fundamentalista.

Um longo governo episcopal para a Bispo Primaz Katharine Schori!

3 comentários:

Anónimo disse...

palmas para o dito líder anglicano sul africano. Está tudo dito!!

excelente post, amigo Heliocoptero :)

Rita disse...

i.e. aquilo que se tem entre as pernas e/ou o que se faz com ele não influencia a espiritualidade de uma pessoa. Mas isso já nós sabíamos.

Anónimo disse...

You Go Girl!